Minha Viagem – Onde mora o condor…e o Malbec: Mendoza, Argentina.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Recentemente estive na região de Mendoza, entre os departamentos de Luan de Cuyo e Maipú, onde são produzidos cerca de 75% dos vinhos de qualidade da Argentina, para fazer um curso de Formação Vitivinícola pelo Wine Institute.

No programa, muitas visitas técnicas a vinícolas de todos os estilos e tamanhos, desde as artesanais chamadas bodegas “boutique”, até empresas que produzem centenas de milhares de garrafas por ano.

Entre uma degustação e outra, sempre à vista a imponente Cordilheira dos Andes, emoldurando a paisagem ensolarada. (Apesar de que, em alguns momentos, choveu, fato raro nesta época do ano que acabou por prejudicar a colheita das uvas para vinificação).

A capital, que tem o mesmo nome da província: Mendoza, é uma simpática cidade de porte médio, com cerca de 120.000 habitantes, cara de interior, muitas praças e parques enormes, bem cuidados e com muito verde, apesar do clima semi árido, quase desértico. O segredo é a água abundante (ainda) vinda do constante degelo dos Andes e direcionada através de engenhosos canais que cortam toda a cidade.

Além da importante produção de vinho e azeite, a economia da região se baseia também no refino de petróleo e no turismo, que além da enogastronomia, oferece esportes radicais de contato com a natureza, como o rafiting nas corredeiras dos rios, montanhismo, cavalgadas e esqui na neve.

Mas como a minha missão alí era outra, as aventuras foram mesmo entre adegas e restaurantes. Devido ao número constante de turistas, Mendoza tem uma grande variedade de cardápios internacionais, mas com o esperado destaque nas tradicionais parillas de carnes argentinas, par perfeito para o vinho emblemático do país, o Malbec.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s