Receita do Amigo

O Conhecimento e a educação sensorial apurada podem obter do vinho prazeres infinitos.” ERNEST HEMINGWAY (Death in the Afternoon)

Bacalhau na Brasa por Robervan Faria

bacalhau Robervan

Ingredientes para 4 pessoas

  • 4 postas de lombo de bacalhau
  • 1/2 litro de leite.
  • 2 xícaras de azeite.
  • 100 g de manteiga.
  • ½ limão siciliano, 1 colher de azeite balsâmico.
  • 1 cebola descascada e 03 cebolas cortadas em rodelas finas.
  • 1 folha de louro, 1 ramo de salsa.
  • Sal, pimenta do reino, tempero pronto Fondor Grill, tomilho e sálvia a gosto.
  • 1 alho inteiro, sementes de nigela e lemon pepper.
  • 4 batatas médias, 1 pimentão vermelho e 1 amarelo assados para acompanhar.

Preparo:

Cubra as postas de bacalhau com leite e leve em fogo alto, deixando ferver rapidamente. Retire e lave em água fria, enxugando com papel absorvente. Coloque as postas sobre a grelha da churrasqueira com o carvão já em brasas (não muito alta, pois o preparo é delicado e paciente). Vá virando com cuidado, sem deixá-las queimar.

Acrescente na brasa: os pimentões inteiros e com casca, mais a cabeça de alho embrulhada numa trouxinha de papel alumínio temperado com Fondor Grill, pimenta do reino, azeite de oliva e tomilho.

Leve ao fogo médio uma panela com água, sal, pimenta do reino, tomilho e sálvia picados, a cebola descascada cortada ao meio, o louro e meio ramo de salsa. Em outra panela, cozinhe as batatas em água e sal, corte em rodelas grossas e salteie na manteiga. Numa frigideira, junte o azeite, as cebolas em rodelas, o alho fatiado e o restante da salsa. Frite rapidamente e reduza o fogo.

Finalização:

Mergulhe as postas assadas na panela de água fervente com os temperos, por 05 minutos. Retire e mergulhe-as imediatamente no azeite por 15 minutos. Sirva as postas assadas regadas com o azeite, salsa e cebolas da fritura. Acompanhe com as batatas cozidas, acrescentando sobre elas as sementes de nigela e lemon pepper. Descasque e corte em fatias finas os pimentões assados e esfriados, tempere com limão siciliano, azeite balsâmico e pimenta do reino. Junte a cabeça de alho temperada.

Coluna 119

Sugestão de harmonização : Esta receita é uma constelação de aromas e sabores, com  muitos temperos. A grande sacada é justamente saber juntá-los com talento, intuição e uma dose de prudência. Um vinho branco igualmente aromático e com acidez viva para contrabalançar a gordura do azeite, que seja refrescante para acompanhar este prato de beira de piscina e ainda tenha estrutura para fazer frente a tantas especiarias. Para selar a harmonização cultural, um bom vinho verde Português, levemente frisante, vai muito bem. Também um espumante bem seco. Pode ser um brasileiro, de método champegnoise ou tradicional (com dupla fermentação),  um Cava espanhol, com notas cítricas que irão combinar muito com os toques de limão da receita Ou é claro, um Champagne francês de textura bem cremosa e com muitas borbulhas para lavar o palato. Fotos vinhos

Dicas da coluna: A Nigella ou Kalonji são sementinhas pretas e secas, de visual parecido com o gergelim e sabor levemente apimentado. São muito usadas na cozinha Indiana e Turca e não muito fáceis de encontrar. Já o Lemon Pepper é um tempero que dá um toque cítrico delicioso à peixes, frangos, frutos do mar. Os comprados prontos podem incluir sal, pimenta do reino preta, alho, cebola, cúrcuma, óleo vegetal, ácido cítrico e aroma de limão. Mas você pode fazer facilmente um caseiro sensacional para estocar e presentear os amigos.

Coluna 1192

Siga a receita:

Ingredientes

  • 12 limões sicilianos
  • Pimenta do reino preta
  • Sal conforme abaixo

 Preparo

  1. Limpe bem e rale a casca dos limões. Cuidado para não atingir a parte branca, muito amarga.
  2. Misture pimenta a gosto
  3. Espalhe a mistura em um tabuleiro com papel manteiga e leve ao forno baixo por 1 hora, ou até observar que está desidratado, sequinho, sem queimar.

Passe a mistura em um processador, acrescentando a mesma quantidade de sal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s