Vinho, cerveja e… saúde!

beer_wine

O vinho contém resveratrol, substância química antioxidante e anti-inflamatória encontrada na casca das uvas tintas, mais precisamente nos taninos, responsável pela sensação de adstringência e certo amargor na bebida, sendo também fundamental para o bem envelhecimento do vinho.  A redução do LDL (o colesterol ruim) e o aumento do HDL, (o colesterol bom) é, segundo várias pesquisas, o resultado que favorece a diminuição de riscos de acidentes cardiovasculares e derrames cerebrais.

O consumo diário recomendado, para pessoas sem restrição médica, como gastrite ou diabetes, por exemplo,  é de 2 taças para homens 1 para mulheres. Lembrando que o suco de uva orgânico também pode conter os mesmos benefícios.

Já a cerveja, quando também consumida moderadamente, (aí é que “mora o perigo”) pode igualmente fazer bem para a saúde. Outra substância amarga, desta vez o lúpulo, uma florzinha originária da Alemanha, até hoje seu maior fornecedor. O lúpulo, além de proporcionar o aroma característico e o desejável leve amargor da cerveja, é um antibiótico e bacteriostático natural, sendo ainda usado na medicina para tratar insônia, nervosismo, dor de cabeça e falta de apetite e alguns tipos de inflamação.

A quantidade diária considerada segura para consumo é de 500 ml para homens e 200 ml para as mulheres (em ambos os casos, nunca grávidas)

Em ambos os casos, seja qual for a sua preferência, nunca é demais repetir: álcool e volante, perigo constante.

Sucesso

Chef Joanne Ribas, sempre disposta e simpática, fazendo aniversário cercada de convivas da boa mesa. Também inaugurando uma nova etapa na sua biografia: o espaço gastronômico “Cozinha Original”, no Bairro Porto Velho, onde passei bons tempos de infância. A casa atenderá pedidos especiais e jantares por encomenda, para qualquer ocasião. Mariana “Dunga”, do tradicional empório da família, fornece os vinhos, que sugerimos para as harmonizações.

Coluna 115 - SAIDARegalo de Chile

Já no Espaço Gourmet, em companhia de outros chefs: Lucrécia Donato e Anisinho Rachid, seguimos reunindo novos enófilos no curso “O Fascinante Mundo do Vinho”. Thulio Amaral e Vicente Bolina, um dos mais novos e atenciosos alunos, em nome dos Supermercados ABC, presenteiam a turma atual com algumas garrafas de “Doña Dominga Cuvee Colchagua”, um “red blend” top de linha da prestigiada Casa Silva chilena, com 6 uvas: Carménère, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon, Syrah & Merlot. A safra 2008 ganhou 90 pontos no principal Guia de Vinhos da América do Sul, o “Descorchados”, além de medalha de prata no Concours Mondial Bruxelles 2012. Gracias!

curvee_colchagua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s