Que tal um Thai?

tailandia-2

Huummm, pode ser um Nam Katee pla, ou quem sabe, um Gai Phad Med Mamuang quentinho? Não são erros de digitação, mas respectivamente: peixe cozido no coco com especiarias e um frango frito com castanha de caju ao molho de ostras… em bom idioma Tailandês. A gastronomia deste país exótico é poderosa em cores e sabores, chegando a exibir no mesmo prato toques ácidos, apimentados, doces e salgados, um festival de sensações. É basicamente uma culinária da natureza, que nos parece as vezes ousada demais na mistura de ingredientes. Mas exatamente por isso mesmo, tem tudo para agradar a quem adora fazer da cozinha um laboratório de sensações e descobertas inusitadas e encantadoras. E, para unir o útil ao agradável, a maioria de seus pratos é pouco calórica.

Sobre a harmonização com vinhos, como sempre na cozinha oriental, a melhor opção são os brancos frescos, com boa acidez e aromáticos, buscando a aproximação de sabores com o prato. Se este for picante, um espumante pode segurar a onda e refrescar o palato. Pratos mais adocicados tendem a ir bem com vinhos idem. Vamos à prática: o Professor, Consultor, Palestrante e Gourmet Fernando Santos Eduardo, entre uma viagem e outra, arranja tempo (mais que necessário), para cozinhoterapia e nos envia uma receita típica da Tailândia. A dica de vinho para acompanhar os sabores ácidos e adocicados do prato: Um branco alemão da uva Gewustraminer, um bom vinho verde do Minho Português ou um espumante demi sec de uva moscatel brasileiro.

Receita do amigo

Frango Thai do Fernando Eduardo (2 Pessoas)

frango thai 2 Ingredientes: 1 peito de frango cortado em cubos – pimenta do reino em pó -uma pitada de canela – uma pitada de noz moscada moída na hora – cominho a gosto – uma colher de sobremesa rasa de curry – uma colher rasa de sobremesa de páprica defumada doce – 1 vidro de leite de coco – molho de pimenta vermelha a gosto – 1 cebola roxa – 3 dentes de alho amassados – uma colher de manteiga -1 abacaxi grande – 12 batatinhas pequenas – sal a gosto – 1 pimentão verde – 2 tomates médios bem vermelhos – raspas de gengibre fresco – 1 limão taiti – 1 copo de sakê de arroz, ou se quiser dar um toque brasileiro pode ser de cachaça branca

Instruções: Ponha o frango picado de molho no sakê, com todos os temperos, inclusive o sal. Corte o abacaxi ao meio como se fosse um recipiente com tampa (vide foto) e retire toda polpa. Corte a polpa em pequenos cubos e junte-os ao frango. Acrescente o suco do limão e as raspas de gengibre. Mexa e deixe descansar na geladeira por 4 a 6 horas.

Em uma frigideira funda, aqueça a manteiga e frite o alho, cebola, pimentão e tomate com casca e sementes, ambos cortados em pequenos cubos. Deixe ferver  e acrescente o frango. Adicione o leite de coco e deixe cozinhar até o frango estar no ponto. Caso necessário engrosse o caldo com curry ou com um pouco de maizena hidratada.

Abaixe o fogo, prove e acerte os temperos.

Ponha o frango com o molho no abacaxi. Cozinhe as mini batatas em água e sal, com casca. Pegue a tampa do abacaxi, vire-a e disponha as batatas. Salpique cebolinha e cheiro verde a gosto

Monte as duas partes do abacaxi recheadas e leve ao forno médio  por 10 minutos para dourar. Sirva com arroz branco tipo pilafi ou agulhinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s