Saladas e seus vinhos

Vivas, technicolors, práticas, saudáveis…e com toques originais, às vezes inusitados, podem roubar a cena, passando de meras coadjuvantes a estrelas da mesa.

Salada, vem de sal em latim, algo como simplesmente salgada, numa menção ao que seria o único tempero a ser utilizado no preparo deste alimento, em priscas eras. Mas de lá pra cá, preparar uma salada pode ser justamente um interminável exercício criativo, com muitos temperos e molhos possíveis. E nem só de folhas e legumes vive a salada, claro. Grãos, como diversos tipos de feijão e arroz, couscous e canjiquinhas de milho. Sementes variadas, brotos, massas, frutas, peixes e frutos do mar, aves e carnes, compõem saladas para todos os gostos.

Em relação à enogastronomia, as saladas mais leves e frescas, serão naturalmente acompanhadas por vinhos brancos também delicados, com boa acidez, jovens e aromáticos, como os das uvas  Sauvignon Blanc, Riesling, Torrontés, Frascati, Prosecco.  Saladas com um toque adocicado podem se casar com vinhos de Moscatel, Gewustraminer, Torrontés e Semillon. E algumas com carnes, queijos ou cremes mais gordurosos podem até pedir tintos bem suaves e frutados, como os de Merlot, Pinot Noir ou Gamay. Para esta primavera em tempos de aquecimento global, seguem 2 dicas deliciosas de saladinhas charmosas do tipo “pá-pum” .

Repolho Roxo com Pera, Nozes e Parmesão Fresco (8 porções)

repolho

Molho: ¼ de xícara de óleo de milho ou girassol – 2 colheres de spoa de vinagre de vinho tinto – 1 colher de sopa de mel – ½ colher de sopa de sal – 1 colher de sopa de canela em pó – 1 xícara de parmesão fresco ralado grosso

Salada: 500g de repolho roxo cortado em fatias finas – 1 colher de sopa de suco de limão siciliano – 1 xícara de nozes sem casca, levemente tostadas

Preparo: Coloque o repolho de molho em água gelada por 30 minutos. Misture todos os ingredientes do molho. Corte as peras em lâminas finas, sem sementes e passe no suco de limão. Escorra o repolho e as peras, junte-as ao molho, com cuidado para não quebrar as peras. Finalize com as nozes e o queijo.

Atum e feijão branco (4 porções)

feijão e atum

Molho: 6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem – 2 colheres de sopa de salsinha picada – 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano – Sal a gosto –

Salada: ½ xícara de cebola rocha picada – 2 xícaras de feijão branco cozido “al dente” – 1 xícara de atum sólido – ½ xícara de pimentão amarelo picado – ½ xícara de pimentão vermelho picado – 1/2 colher rasa de sopa de pimenta dedo de moça picada, sem semente.

Preparo: Passe rapidamente a cebola em água fervente para tirar a acidez e reserve. Junte o feijão, o atum, os pimentões, a pimenta  e misture. Junte os ingredientes do molho, cubra a salada e sirva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s