Digerindo histórias

Curiosidades sobre personalidades e pratos

Frank Sinatra, por exemplo, declarou num livro que era bem a cara dos anos 50/60 nos Estados Unidos: “Cook… With The Stars” (cozinhe com as estrelas), que uma de suas preferidas era a prosaica receita de almondegas temperadas com parmesão. Saudades da nona siciliana, é claro.

Coluna 101

Almôndegas New York, New York (4 pessoas)

2 ovos – 1 xícara de água – 1 xícara de pão amanhecido esmigalhado – 1 dente de alho picado – 350g de patinho moído duas vezes – 100g de carne de porco moída – 1 xícara de queijo parmesão ralado. Em uma tigela, misturar os ovos, a água e o pão amanhecido, temperar com sal, pimenta-do-reino e o alho picado e deixar repousar por dez minutos.

Em outra tigela, misturar a carne bovina, a suína e o queijo ralado até que fique uma mistura bem homogênea. Em seguida, juntar as carnes à mistura de ovos e pão previamente preparada. Molhar as mãos e fazer as almôndegas, não muito grandes e levemente achatadas. Numa frigideira, aquecer o azeite e fritar as almôndegas de ambos os lados até formarem uma crosta Frite no óleo, apoiado em uma escumadeira e virando para que os lados fiquem iguais. Prepare arroz branco tradicional. Acrescente os ovos picados, ervilhas, cebolinha e manteiga a gosto. Em uma travessa grande, coloque o filé. Nas laterais, decore com o arroz. Sobre o filé, espalhe as batatas fritas e, por cima, as duas bananas fritas. Espalhe o presunto e a mozarela picados sobre todo o prato.

Há dias em que o coração quer os pratos na mesa e as certezas servidas em travessas transparentes.”

Aila Sampaio – Professora e escritora cearense

Adolf Hitler  era mesmo vegetariano? 

Historiadores dizem que não, este foi mais um mito criado por Goebels, seu marqueteiro, para tentar “santificar” o führer. Em biografias diferentes, citando testemunhos de cozinheiros que habitavam o “Ninho da Águia”, são registradas como favoritas de Hitler 2 receitas: Truta ao Molho de Manteiga e Squab recheado, um filhote de pombo domesticado e de carne escura.  Melhor tentarmos a 1 opção.

hitler 2

Truta ao Molho de Manteiga

No mínimo 1 filé de truta limpo por pessoa – 50g de manteiga – 3 folhinhas de capim limão (na falta, troque por raspas de limão siciliano) – pimenta do reino e sal a gosto – papel manteiga para forrar

Numa assadeira forrada com papel manteiga, coloque os filés de truta (se estiver com pele, coloque a pele para baixo). Salpique sal e pimenta do reino, coloque as folhas de capim limão sobre o filé e disponha alguns pedaços de manteiga sobre a truta. Leve para o forno pré aquecido (180 graus), por uns 10 minutos.

E o Filet à JK, foi criado por ele mesmo? 

Ao que parece, outra lenda gastronômica. Em entrevista à  Folha de São Paulo, a filha do ex Presidente Juscelino, Maria Estela Kubitschek, 48, diz desconhecer as habilidades culinárias de JK. “Papai não era de ir para a cozinha”, afirmou. A versão mais aceita é de que o prato foi criado no Grande Hotel de Araxá, para onde ele ia frequentemente em reuniões políticas, para homenageá-lo. Fato é que o prato persiste como um ícone dos restaurantes mais tradicionais de Minas, Rio e Sampa.

Sem título-1

Filet à JK (4 pessoas)

500g filé mignon – sal e alho a gosto – 300g presunto – 300g mozarela – 250g de ovos cozidos picados  – farinha de pão para empanar a gosto – óleo para fritar a gosto – arroz branco a gosto -ervilhas, cebolinha e manteiga a gosto – batatas fritas a gosto – 2 bananas caturras  empanadas – 100g presunto e mozarela picados

Abra o filé e tempere com sal e alho, recheando após com as fatias de mozarela e presunto Dobre o filé, passe-o na clara de ovos e, em seguida, na farinha. Repita esse procedimento duas vezes para que o filé fique bem fechado e o recheio não vaze. Frite no óleo, apoiado em uma escumadeira e virando para que os lados fiquem iguais.Prepare arroz branco tradicional. Acrescente os ovos picados, ervilhas, cebolinha e manteiga a gosto. Em uma travessa grande, coloque o filé. Nas laterais, decore com o arroz. Sobre o filé, espalhe as batatas fritas e, por cima, as duas bananas fritas. Espalhe o presunto e a mozarela picados sobre todo o prato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s