Dúvidas de quem bebe ou não (mas tem dúvidas quanto a isso…) Parte II

Qual é a diferença entre espumante e champanhe?

Espumantes são vinhos que contém bolhas de gás carbônico, resultado de um processo natural de fermentação , na garrafa ou em grandes cubas E este é o termo “oficial” no Brasil: Espumante, na Argentina: Espumoso. Na Espanha: Cava, na Itália: Asti, Franciacorta, na Alemanha, Sekt….e na França, além do Cremant temos o Champagne, como denominação de origem, ou seja, este é o nome da única região daquele país aonde este vinho é feito, sempre com segunda fermentação na garrafa.

Como se faz cerveja sem álcool?

Como a cerveja é uma bebida fermentada e alcoólica por definição, já que na fermentação, as leveduras transformam açúcar em álcool. A técnica mais usada para se fabricar a cerveja sem álcool no Brasil, entre as marcas mais comerciais, é a interrupção da fermentação assim que o máximo teor alcoólico desejado for atingido. (a legislação em quase todo o mundo permite que ela possa conter até 0,5% de álcool) Por isso, elas tem um sabor adocicado, por terem muito açúcar residual de malte , que não se transformou em álcool.

Bebida alcoólica “esquenta” o corpo?

Não é bem assim. Quando sentimos frio, o sangue circula menos na superfície e mais na parte interna do corpo,para garantir o bom funcionamento dos órgãos vitais. Quando se ingere quantidades significativas de álcool, este dilata os vasos sanguíneos superficiais e eles voltam a receber o sangue circulando, dano a sensação de mais calor.

Este negócio de sabores e aromas disto e daquilo no vinho, é frescura?

Pode até ser, pois sempre há um ou outro degustador meramente exibicionista. Mas a verdade é que as propriedades organolépticas, ou aquelas quem podem ser percebidas pelos sentidos humanos, como cheiro, cor, textura, sabor…estão presentes em qualquer bebidas, certo?  No vinho, o que mais origina polêmica são as comparações aromáticas, às vezes esdrúxulas aos olhos (ou narizes) dos sapos de fora da enofilia, apesar de que este exercício também acontece entre degustadores mais “profissionais” de cerveja, cachaça, whisky, etc. Mas trata-se simplesmente de um ritual lúdico, uma diversão, que se utiliza de nossa memória olfativa para buscar referências, coisa que qualquer já faz sem perceber a vida inteira. Ou você nunca disse algo do tipo: _ Este sabonete tem cheirinho de neném… ou _Este tapete tá com cheiro de cachorro molhado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s