1) Peixes e frutos do mar: mais possibilidades

Combinam com vinhos brancos, certo? Nem sempre. É fato que os taninos bem mais presentes nos tintos, não fazem um belo par com o iodo que vem do mar salgado, resultando muitas vezes num sabor metalizado. Os peixes leves, como uma Tilápia ou um Linguado, são par perfeito para um branco igualmente delicado, mas vivo e refrescante como um Sauvignon Blanc, ou um Pinot Grigio, um Torrontés. Mas, uma Paella Valenciana, prato bem condimentado, com muito arroz  e que além dos peixes e frutos do mar tem frango e porco, pode ser muito bem acompanhada de um tinto menos potente e com menos taninos, como um Rioja, um Pinot Noir ou Cabernet Franc, todos preferencialmente de safras novas e menos alcoólicos. Também os peixes mais gordurosos, carnudos e não muito salgados, como salmão e atum ou os de água doce, como a Piraíba, Surubim ou a Truta, se casam com um branco mais encorpado, como um Chardonnay ou um Alvarinho reserva, ou um tinto mais delicado, como um jovem Merlot ou um Chianti. É experimentar e decidir com base no seu gosto pessoal. Falando em gordura, diz o cardiologista, pesquisador e autor de vários livros sobre o tema Dr. Carlos Scherr:

Mais vale um peixe gordo do que uma carne de boi magra. O peixe gordo jamais será tão gordo quanto uma carne magra, porque o peixe faz exercício o tempo inteiro”.

Voltando à harmonização, detalhe importante: em todos estes casos, ao escolher os tintos, sirva-os resfriados a mais ou menos 12 graus. Assim temos a sensação de mais leveza no vinho, mantendo-se as suas características de sabor e aromas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s