A última refeição do Titanic

14 de abril de 1912, às 23h40, na Latitude 41º 46´N e Longitude 50º 14´W, na costa sul do Canadá. O transatlântico Titanic, até então o maior navio de passageiros do mundo, bate em um iceberg e afunda cerca de 2 horas depois, com 1534 pessoas. Antes porém, mais  de 300 passageiros (da primeira classe, é claro), se deliciaram num farto jantar digno de uma última ceia.

Ostras frescas com molho de vodca, limão, raiz-forte e cebolinha, sopa cremosa de cevada temperada com uísque, posta de salmão cozida com molho holandês, filé-mignon assado com molho à base de champignons, vinho e cebola, e o pato assado com glacê à base de Calvados (bebida alcoólica destilada) com purê de maçã. De sobremesa, sorvete de baunilha e bombas de creme cobertas com chocolate e acompanhadas de creme de baunilha.

Este foi o cardápio da fatídica noite, do qual foram recuperados alguns exemplares impressos.

Que tal rever o filme campeão de bilheteria sobre o naufrágio, em terra firme e boa companhia? Antes, ligue o som e ressucite a Celine Dion cantando My Heart Will Go On, lembra? Você pode abrir um espumante de sua predileção e brindar em memória, ou se esmerar na produção, com um champagne Henri Abelé (R$250,00) ou Monopole Blue Top Brut (R$150,00), as mesmas com que os convivas fizeram seu último brinde, à venda até hoje. Após alguns goles, é permitido gritar “I´m the king of the world!!!”… E para embarcar com tudo na história, deixo a seguir uma receita de Salmão ao Creme Holandês, um dos itens do cardápio do derradeiro banquete. Bom apetite e bons sonhos…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s