O vinho no restaurante

10 regrinhas ou dicas básicas para ajudar a curtir o seu vinho no restaurante, sem decepções.

  1. O vinho é tratado “com respeito” na casa, ou é um acessório dispensável?
  2. Tem taças de tamanho e formatos adequados, adega climatizada? Lembre-se: brancos gelados demais perdem aroma e sabor, tintos então nem se fala.
  3. Solicite a carta e leia-a com calma: ela é atualizada, organizada, descritiva?
  4. O restaurante tem sommelier? Consulte-o, inclusive sobre faixas de preço.
  5. Escolha primeiro o prato, depois o vinho, para  aproveitar ao máximo sua experiência de harmonização.
  6. O garçom ou sommelier deve lhe apresentar o vinho ainda fechado, antes de serví-lo. Este é o momento para você conferir se é realmente o vinho escolhido e a safra. Recentemente em um restaurante aqui da cidade, escolhi um vinho na carta que tinha 2 opções de variedade com o mesmo nome e rótulos quase idênticos, um Premium e outro Reserva. Na ocasião, optei pelo Premium e nem o garçon me mostrou o vinho antes de servir, nem eu pedi. Só após aberto verifiquei que se tratava da segunda opção, que custava o dobro do preço da primeira.
  7. Verifique se a rolha não está ressecada, quebradiça, sinal de que a garrafa passou muito tempo de pé no estoque. E se estiver úmida de vinho, é sinal de que a garrafa foi bem guardada na posição certa.  Se algo lhe parecer estranho, cheire a rolha (cheiro de “papelão molhado” ou “cachorro molhado” indica que o vinho pode estar bouchonée, foi afetado por um fungo na rolha que libera cheiro  e sabor ruins)
  8. Gire a taça suavemente para liberar os primeiros aromas mais alcoólicos e em seguida os demais, que realmente  interessam. Sinta os aromas a experimente devagar o primeiro gole, para liberar o serviço aos demais. Cheiros de vinagre ou ovo podre denotam vinho estragado. É de bom tom pedir ao sommelier que confirme.
  9. No Brasil , (exceto talvez em algumas regiões ou vinícola do sul), fuja de vinhos “da casa” ou suaves, que em geral são açucarados e enjoativos, de baixa qualidade.
  10. 1 garrafa de 750ml serve 5 pessoas. Vinho em taça sai mais caro e pode estar oxidado ou ter perdido os aromas, se a casa não tem tradição e boa rotatividade neste tipo de venda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s