Álcool fermentado pela literatura

40  textos literários em que a mais célebre das bebidas está presente.

40 doses em prosa e verso de alguns dos mais célebres escritores de todos os tempos.

Aliás desde o início dos tempos, quando Noé (este mesmo, o da Arca…) se embriaga de vinho e dança nu, como descrito nos primeiros relatos da Bíblia, no Livro de Gênesis , até a doce filosofia atemporal de Mário Quintana, dizendo: “..E como um vinho, a vida não deve ser bebida de um trago; senão a gente se embriaga e perde o preciso sabor de cada gole…”

O livro “A Alma do Vinho” é uma coletânea organizada por Waldemar Rodrigues, com belo prefácio de Marcos Siscar. Traz Horácio, Gil Vicente, Voltaire, Tomás Antônio Gonzaga, Goethe, Balzac, Edgar Alan Poe, Baudelaire, Álvares de Azevedo, Guy de Maupassant, Anton Tchekhov, Aluísio Azevedo, Cruz e Sousa, Eça de Queirós, Machado de Assis, Pirandello, Mário de Andrade…e obras-primas anônimas como o Cântico dos Cânticos de Salomão:  : “…Teu umbigo é uma taça torneada, onde nunca faltará vinho de qualidade.”

Conselho de amigo: num fim de tarde deste inverno, aconchegue-se na sua poltrona preferida, com seu cão ou gato a lhe esquentar os pés. Abra uma garrafa  daquele vinho que lhe espera já a algum tempo e despeje na sua taça de estimação. Ponha uma música suave no volume 2…só pra embalar o clima. Respire fundo, esqueça por um lapso as dores do mundo, e cumpra o ritual: gire, aspire, dê um gole tão generoso quanto aquele homem do provérbio francês, que não tem nada a dar…ou perder. Abra este livro na página 5 e leia, de Charles Baudelaire: “Um homem que só bebe água tem um segredo a esconder de seus semelhantes”. A partir daí, vá se deliciando com infindáveis metáforas entre o vinho, a poesia e a vida…

PS: Mantenha uma arma ao seu alcance, caso sua mulher chegue com a lista do supermercado ou seu vizinho do lado coloque “Eu quero tchuuuu”…no último volume.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s