Costeletas de cordeiro ao limão com polenta ao pistache

Receita para 4 pessoas

Ingredientes:

8 costeletas de cordeiro pequenas – 2 dentes de alho – 1 limão siciliano – 200 g de polenta instantânea – 75 g de queijo parmesão ralado – 30 g de manteiga – 50 g de pistaches sem casca – folhas de hortelã e louro – 8 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem – sal – pimenta do reino preta em grãos.

Ferva 500 ml de água com sal, acrescente a farinha para polenta num fio e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem . Acrescente os pistaches, bem picados, a manteiga e o parmesão ralado. Separe e  deixe esfriar.

Lave e escorra as costeletas de cordeiro. Lave e seque o limão: depois de ralar a casca, esprema-o e coe o suco. Numa vasilha, emulsione, misturando com um garfo, 4 colheres de sopa de azeite, a casca e o suco do limão, uma pitada de sal e uma de pimenta, moída na hora. Junte os dentes de alho, descascados e amassados. Deixe as costeletas marinando nesta mistura por 4 horas. Grelhe numa frigideira as costeletas escorridas da marinada por 3 minutos de cada lado. Disponha-as numa travessa e tempere-as com sal e 2 colheres de sopa de azeite. Arrume a polenta com pistache ao lado das costeletas, guarneça com as folhas de hortelã e de louro, bem lavadas e secas, e sirva imediatamente.

Vinho:  Barton & Guestier Reserva Merlot. 3 coisas a considerar:

1) Uma vinícola tradicional (desde 1725)

2)uma região especialista na uva em Merlot, o Languedoc

3) uma excelente custo-benefício: cerca de 40,00. Aqui temos um vinho fácil de beber e com o “peso” ideal para acompanhar este prato: corpo médio, acidez balanceada e alguma madeira, que irá combinar com os aromas da carne bem grelhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s