Mineiramente, Belo Horizonte continua sendo a Meca das cervejas nobres artesanais no Brasil, e muito amante desta bebida ainda não sabe. Bem, me refiro àqueles apreciadores que já ousam ir além das nossas pilsens comerciais mais comuns e aguadinhas. Falo de cervejas com aromas e sabores desafiantes, nada óbvias e muito convidativas a novas e inesquecíveis experiências gustativas. Como as cervejas com cara e coração de Champagne, as chamadas Biére Bruts. Pois aqui ao lado, em nossa querida capital, mais precisamente no Bairro São Francisco próximo à Pampulha, desde o ano passado se fabrica uma dessas preciosidades. A Wals Brut, da cervejaria Wals, acaba de abocanhar medalha de ouro na categoria especial do South Beer Cup, uma espécie de Taça Libertadores das cervejas sul-americanas. É elaborada pelo mais tradicional método de se fazer o Champagne francês, o champegnoise. Neste processo, a bebida é refermentada na garrafa com leveduras especiais, tem remuage por 45 dias (giro lento, manual e diário das garrafas para se movimentar as leveduras em direção ao gargalo e evitar a turvação do líquido), dégorgement (a retirada dos sedimentos no gargalo depois de congelados) e descansa 9 mêses maturando em caves com temperatura e umidade controladas. O resultado de todo este trabalho? Uma linda cor âmbar dourada, aromas de vinho branco e sabor extremamente refrescante e sofisticado, com notas de malte levemente adocicado e um lúpulo (uma florzinha que é responsável pelo suave amargor da cerveja) muito elegante. O teor alcoólico também se parece com o dos espumantes em geral: 11%.
São produzidas apenas 200 garrafas por ano e a raridade não sai por menos de uns 120,00. Mas cá entre nós, de vez em quando vale a pena uma pequena regalia não?
Para quem se permitir, a dica de harmonização: Combina majestosamente com peixes e frutos do mar, (como na receitinha básica a seguir), bruschetas variadas e também queijos mais maduros.
Além dos supermercados gourmets, um dos lugares aonde se pode experimentar toda a linha de cervejas especiais da marca é no pub mais antigo e tradicional de BH. Quem tem mais de 30 já deve ter acertado: é o Stadt-Jever na Avenida do Contorno. O bom e velho alemão acaba de ser adquirido pelos irmãos Felipe e Tiago Carneiro, os felizes e inspirados donos da Wals.