Vinho de hoje: Valpolicella Superiore Monti Garbi Ripasso 2008

Vinícola: Tenuta Sant´Antonio – País: Itália – Região: Veneto (Valpolicella) – Tipo: tinto meio seco – Uvas: Corvina, Rondinella e Oseletta – Graduação alcoólica: 14% Amadurecimento: 15 a 16 meses em barricas de carvalho – Guarda: cerca de 8 anos – Temperatura de serviço: 15% – Faixa de preço:  R$ 85,00

Este obviamente não é um vinho obvio. É um tinto “meio seco”, de aromas e corpo médios, levemente adocicado. Isso porque ele é um “ripasso”, ou seja, é refermentado por uma semana em contato com as borras de outro vinho, neste caso o Amarone, um ícone da mesma região, feito com uvas super maduras, quase “passas”, portanto mais doces. E onde tem mais açúcar, mais as leveduras que fermentam o vinho trabalham, resultando em mais álcool: 14 %, quase no limite dos bons tintos, embora não perceptível. Portanto é bom ter “cuidado”, já que ele desce fácil , com taninos bem macios, uma acidez  presente (me lembrou um Baga português) que se equilibra com a doçura, e uma sensação meio picante. A cor rubi é muito convidativa. Não mostra muita madeira, 70% das barricas que amadurecem o vinho são de segundo uso.Os aromas me lembraram frutas pretas maduras, como mirtilo ou amora.  Nada muito complicado nem longo, mas diferentemente interessante. Talvez não tenha um preço tão aprazível, pelo processo mais demorado e produção relativamente pequena. Degustei como aperitivo, acompanhado apenas de um queijo mais maduro e de massa dura, mas acho que vai muito bem com bruschettas variadas de queijo, tomate, azeitonas…ou uma massa com molho ao sugo, frango ou um bolognesa mais leve. A safra, 4 anos após, penso que está quase no auge, não deve evoluir muito para um vinho sem tantos taninos.

Quem quer muito corpo, volume e final longo, pode se decepcionar. Mas penso que vale a pena variar os parâmetros e tirar suas conclusões, sem preconceitos.  Quem já conhece ou vir a conhecer, por favor deixem também no blog suas impressões, para no final de um tempo formarmos um ranking dos leitores.

Avaliação da coluna: Nota 08 – Letra C (veja no final)

Além das opiniões, para facilitar a classificação final, vamos usar uma mesma tabela de pontuação.

Avaliação geral:

De 01 a 05: Não recomendável nem ao pior inimigo

06: Fraco

07: Bom

08: Muito bom

09: Excelente

10: Deve ser usado apenas para uma experiência absolutamente sensacional e inesquecível.

Avaliação do custo benefício:

A: Vale mais do que custa

B: Preço justo

C: Custa um pouco mais do que vale: analise e decida

D: Roubada total, não se justifica em nada o preço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s