Vinho com “defeito”, o que é?

Hoje em dia, com a moderna tecnologia de vinificação, eles são cada vez mais raros. Mas podem acontecer defeitos no vinho, a maioria facilmente observada nas análises visuais ou olfativas, mesmo antes de beber.

Vinhos oxidados

Ocorre quando há uma entrada excessiva de oxigênio causada, na maioria das vezes, por uma vedação mal feita. Ou quando deixamos uma garrafa após aberta com um resto da bebida, mesmo refrigerada e novamente tampada, por mais de 4 ou 5 dias. Nos brancos, estes irão se tornando mais opacos, às vezes com uma coloração mais escura e âmbar do que o normal para o seu tipo e idade. (lembrando portanto que, quanto mais jovens e menos estagiados em madeira, geralmente são mais claros). O odor se torna insípido, podendo lembrar madeira velha e molhada. Nos tintos, também há uma perda de brilho e transparência, e a cor vai se tornando mais amarronzada, com um nariz agridoce desagradável.

Vinhos acres ou avinagrados

Ficam com odor de vinagre, devido ao excesso de ácido acético

Vinhos enxofrados

O dióxido de enxofre é um conservante usado no mundo todo pela indústria vinícola como inibidor de algumas bactérias e da oxidação, mas se passar do ponto por algum motivo durante o processo, fatalmente irá alterar o vinho, formando um aroma acre, sufocante. Semelhante ao de fósforo recém riscado.

Vinhos bouchonnés ou arrolhados

A origem vem da palavra francesa bouchon, que significa rolha. Este é um dos mais comuns defeitos nos vinhos. Estatísticas mostram que entre dois a cinco vinhos num grupo de cem comercializados podem estar com suas rolhas contaminadas por um fungo presente nas cortiças naturais. Evidencia um odor rançoso, de papelão molhado e é mais perceptível depois do vinho estar alguns minutos na taça. Hoje em dia esse problema é evitado em rótulos com rolhas sintética, tampas metálicas de rosca (screw caps) ou até de vidro. E quanto à ausência de charme do ritual nestes casos, bem, isso já é um tema para outra discussão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s