Inspirações para o Dia das Mães

Para homenagear a todas as mães no seu dia, lembramos aqui a biografia de uma grande mulher, mãe e empreendedora: a portuguesa Dona Antônia Adelaide Ferreira, a “Ferreirinha” como era mais conhecida à sua época, ou ainda, a “Rainha do Rio Douro”.

Quem já viu ou degustou um vinho chamado “Porto Ferreira”, nem sempre imagina a rica história desta mulher que, até hoje, 201 anos após a sua morte, ainda é o mais forte símbolo humano de um dos maiores patrimônios de Portugal, o vinho do porto.

Nascida em 1811 em uma família de viticultores nas encostas do famoso Rio Douro, no norte de Portugal, enviuvou 2 vezes, herdou uma quinta (fazenda), passou por muitas dificuldades e várias pragas no cultivo das videiras, mas superou a todas e já em 1855 teve seus vinhos reconhecidos com medalha de ouro em Paris. Ao mesmo tempo, financiava obras de caridade e várias benfeitorias na região, como estradas de ferro e de chão. Mas nunca se beneficiou disso politicamente, ao contrário , recusou muitos títulos de nobreza a ela oferecidos. Como mãe e mulher firme e de princípios além de seu tempo, negou a mão de sua filha a um rico e nobre pretendente, pois achava que sua filha é quem deveria escolher com quem deveria se casar.  Morreu em 1896, deixando uma vasta obra de caridade e a maior empresa nacional de vinho do porto, hoje explorada pela holding portuguesa Sogrape, que detem atualmente mais de 830 hectares de vinhas e dezenas de marcas, entre elas o mítico “Barca Velha” de produção limitadíssima (apenas 50 safras em 15 anos) e disputadíssima.

Para fechar com chave de ouro esta singela homenagem, uma receita simples e saborosa para o almoço das Mamães, típica da região do Minho, por onde passa o Rio Douro, berço de Ferreirinha. Para acompanhar, é claro, um vinho verde português, da mesma região. Uma boa dica é o Loureiro Muros Antigos, do produtor especialista Anselmo Mendes. Fresco, limpo e aromático, sem madeira. (Importadora Decanter, na web ou loja em BH, na faixa de R$57,00)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s