Uruguay

Após uma semana visitando bodegas uruguaias com o grupo de enófilos brasileiros Enoguayos, pude comprovar o que e muito compartilhado entre apreciadores de vinho: existe vida (e como!) além do Tannat no simpático país vizinho. Sim, esta uva será sempre o maior patrimônio vitivinícola do Uruguay, mas tanto na mostra de degustação Notas Del Uruguay, organizada no Hotel Cottage em Montevideo com bodegas boutique de pequena produção, quanto em vinícolas de médio porte próximas à capital, brindamos raridades interessantes, além de Tannats que desfazem a imagem de rústico e durão. Destaco alguns:

• Vilasar 2004 da Bodegas Carrau, feito com a tinta autóctone portuguesa Sousao, colhida em vinhedos da década de 30. Aqui a acidez comum a esta casta pouco divulgada no mundo, foi totalmente domada e equilibrada com taninos maduros… já os aromas mentolados que se desprenderam foram surpreendentes.
• A ainda pequena vinícola Narbona pensa grande e já é a primeira no país a contar com a chancela do enólogo Frances Michel Roland. Apresentou um Tannat Roble 2010 muito macio e envolvente. Na próxima ExpoVinis em Sao Paulo, procura distribuidor para o Brasil
• Outra estreante, a Gobelet apostou na francesa Marselan, tinta também encontrada no sul do Brasil. O varietal 2010 se mostrou com boa estrutura. Não e um vinho obvio, com acidez um pouco elevada e aromas tostados. Um achado para quem curte garimpar vinhos diferentes.
• A Bouza, famosa pelo pioneirismo nos brancos da casta Albarino, mostrou porque os seus tintos também sao reverenciados. O Monte Vid Eu 2009, um corte de tannat, merlot e tempranillo muito fresco e persistente, perfeito com a carne de cordeiro.
• A Marichal trouxe um corte inusitado de Pinot Noir e Chardonnay, um blanc de noir que lembra um champagne sem bolhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s