Receita de Viagem: Buenos Aires (parte II)

Continuando o artigo da semana passada e atendendo a sugestões, segue uma receita típica argentina, das tradicionais empanadas.

Empanada de carne (15 unidades)

Massa: 500g de farinha de trigo – ½ colher (café) de sal – 200 g de manteiga – 75 ml de água.

Recheio: 4 colheres (sopa) de óleo de canola – 1 cebola grande picada – 100 g de pimentão vermelho picado – 1 tomate sem pele e sem sementes picado –  1 kg de alcatra picada – 100 g de uvas-passas – 100 g de azeitonas verdes picadas – 2 ovos cozidos picados – sal, pimenta do reino, páprica doce, tomilho, louro a gosto.

Misture os ingredientes da massa e sove bem, acrescentando água aos poucos até ficar homogênea. Enrole-a num filme plástico e deixe na geladeira por 10 horas, depois corte em fatias de 3 cm e abra-as com um rolo. Corte em círculos de 10 cm de diâmetro e reserve, separando-os com papel manteiga para não grudarem. Numa panela, refogue no óleo quente a cebola, pimentão e tomate. Junta a carne, a páprica, o louro e tomilho, refogue mais. Junte a pimenta, as uvas-passas, o sal e cozinhe por 2 minutinhos. Desligue, aguarde esfriar um pouco e ponha os ovos e azeitonas. Em cada disco de massa, ponha uma generosa colher do recheio e junte as bordas, apertando bem para selar e dobrando-as. Frite em óleo quente por cerca de 3 minutos, até ficarem douradas e sirva em seguida.

Harmonização: Tintos de Malbec argentina cortados com uvas tintas mais sutis, com toques herbáceos, como Mapema Malbec e Tempranillo (+- R$34,00) ou Trivento Merlot e Malbec (+- R$28,00)

Na feira cultural de San Telmo, queijos e embutidos artesanais

A Parilla, instituição gastronômica argentina, com carnes de excelente qualidade

Cantinas centenárias no bairro de La Boca e um Torrontés, perfeito...

...ainda mais ao som de um tango caliente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s