- 1 xícara (chá) de pernil de porco (cortado em cubos) - 1 colher (chá) de páprica - 1 xícara (chá) de carne de frango (cortada em cubos) _ 1 xícara (chá) de lingüiça calabresa (em cubos) - 1 colher (chá) de curry - 1/2 xícara (chá) de azeite - 1 cebola grande picada - 1 talo de alho poró cortado em rodelas - 1/2 pimentão verde picado - 1 xícara (chá) de ervilhas frescas - 3 dentes de alho picados - 1/2 pimenta dedo de moça picada - 2 tomates picados sem sementes - Sal a gosto - 1 xícara (chá) de lula cortada em rodelas - 1 xícara (chá) de camarão médio sem casca - 1 xícara (chá) de peixe (gurujuba, surubim, robalo...um peixe “firme”) cortado em cubos - 4 xícaras rasas (chá) de arroz - 1 tablete de caldo de peixe Decoração: - 1/2 pimentão amarelo, ½ vermelho cortado em tiras refogado no azeite e no alho espremido - 12 unidades de mariscos na concha - 5 camarões pitu cozidos e 5 lagostins, todos com casca e inteiros - 1/2 xícara (chá) de salsinha + cebolinha bem picadinhas
Modo de Preparo
Refogue o pernil de porco e a calabresa numa panela com a páprica por 15 minutos e reserve. Refogue o frango com curry por 15 minutos e reserve. Em panela própria para paella, já aquecida, coloque o azeite e em seguida os ingredientes na seguinte ordem: frango, lombo, cebola, alho poró, pimentão verde,ervilha, alho, tomate , lula, camarão, peixe e arroz. Coloque os ingredientes um a um, começando pela parte central da paellera, ou seja, a parte mais quente da panela e distribuindo pelas laterais. Após colocar o arroz, vá acrescentando água com o caldo de peixe aos poucos, mexendo suavemente. Com o arroz quase cozido, pare de mexer e decore com os camarões, os lagostins, o pimentão vermelho refogado, os mariscos, a salsinha/cebolinha e abafe até a hora de servir.
Segreditos:
- Use arroz parboilizado, que tem o grão maior, mais tenro e mais firme. Não lave o arroz jamais.
- O ponto de cozimento também é importante. Ao contrário do risotto italiano, o arroz precisa ficar inteiro, seco e solto, não pastoso.
- A quantidade de azeite também deve ser bem dosada, pois a “paella” não pode ser gordurosa. Também é importante ir colocando água aos poucos, para não cozinhar demais.
- No fogão de lenha ou numa fogueira, as chamas devem ficar a uma distância prudente da “paella”, para que as chamas sejam distribuídas igualmente sob ela; no fogão á gás deve-se usar as trempes maiores, e se necessários ir girando a paella para cozinhar por igual.
No restaurante La Barca Del Salamanca, as margens do Mediterrâneo, uma das mais reverenciadas paelhas de Barcelona.