CAMARÃO AO MOLHO DE COCO E AÇAFRÃO (6 porções)
Molho
¾ de xícara de leite de coco
½ colher de chá de açafrão
2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de caldo de limão
2 colheres de sopa de maionese de leite
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de chá de sal marinho
Salada
1 kg de camarão médio cru, sem casca e limpo
2 xícaras de tomate cereja cortado ao meio
½ xícara de aipo cortado em fatias enviesadas finas
¼ de xícara de folhas de aipo picadas
½ xícara de cebola roxa cortada em tiras finas
¼ de xícara de coentro picado
Modo de fazer
Em uma pequena panela ferva o leite de coco com o açafrão em fogo brando por 3 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar 15 minutos na panela tampada.
Em uma bacia grande misture os outros ingredientes do molho com um batedor manual. Junte o leite de coco frio.
Em uma panela média ponha 1 litro de água para ferver. Coloque o camarão e cozinhe por 1 minuto, mexendo sempre. Retire com uma peneira, escorra bem a água e coloque diretamente no molho. Misture delicadamente. Deixe esfriar. Junte ao camarão os outros ingredientes e mexa para envolvê-los bem. Deixe resfriar em vasilhame tampado na geladeira.
Harmonização: Este prato fica perfeito com um vinho branco português Esporão 2 Castas safra 2010, da vinícola Herdade do Esporão aonde estive em outubro, mas só agora degustei um exemplar com toda a calma. Mistura 2 uvas raras e autóctones do Alentejo: Verdelho e Gouveia. Antigamente, estes eram sinônimos para uma mesma variedade de uva, mas esta vinícola descobriu na última década que eram diferentes e surpreendentemente complementares. O tempo e a temperatura de fermentação, com leve passagem em madeira sobre as borras, resultaram num vinho macio, denso, com um leve toque frisante e aromas minerais e cítricos, que evoluem muito após 30 minutos de garrafa aberta. A faixa preço está entre 40,00 e 50,00 (no Brasil. Em Portugal, apenas 9 euros!) e é ótimo também como aperitivo.