Sanduiches-iches

Cozinhar pode ser uma divertida terapia criativa, mas em certas ocasiões não estamos tão dispostos a exercê-la demoradamente, em pratos de elaboração mais complexa e lenta. Bem, se nos sobra inspiração e falta tempo, uma boa idéia são, além das massas e saladas, os sanduíches. Práticos e deliciosos, desde os mais básicos até aqueles com ingredientes mais sofisticados, são um convite à sua criatividade. À seguir, 2 receitas: um clássico  famoso no mundo todo e um do meu diário de cozinha. Reúna os amigos, abra um bom vinho e faça o seu Sandwich Festival.

Croque Monsieur

Uma versão chic francesa do nosso mixto quente. Deliciosa e aromática, combina perfeitamente com uma boa taça de vinho branco tranqüilo ou espumante.

Ingredientes (para 5 porções)

150 g de queijo Gruyère (aquele muito usado nos fondues)– 250 g de presunto de boa qualidade, em fatias bem finas – 10 fatias de pão de forma branco, com boa espessura (+-6mm) – 2 colheres de sopa de mostarda (de preferência de Dijon) – 50 g de manteiga, à temperatura ambiente.

Preparo:

Ponha sobre uma fatia de pão, na sequencia: uma fatia de queijo, uma de presunto, espalhe um pouco de mostarda e termine com mais uma de queijo e a outra fatia de pão para fechar. Numa frigideira untada com manteiga, doure o sanduiche dos 2 lados e em seguida asse por alguns minutos em forno médio-baixo até derreter o queijo. Sirva imediatamente, se desejar acompanhado de uma saladinha leve de agrião e cenoura, regados no azeite.

Panini com ricota verde e filet

Ingredientes (para 5 porções)

5 pãezinhos (de preferência italianos, se não tiver disponível, pão francês) – 250 g de ricota – algumas folhas de manjericão, alecrim e orégano fresco, picados (o que não tiver fresco, opte pelo desidratado) – 4 colheres de azeite extra virgem, sal e pimenta do reino à gosto – 5 escalopinhos de filet mignon(cortes redondos e de média espessura retirados mais próximos da ponta da carne)

Preparo:

Amasse grosseiramente com um garfo a ricota, com 2 colheres de azeite e as ervas(o alecrim em menor quantidade) e reserve.

Tempere com sal grosso e uma pitada de pimenta do reino os escalopes e frite em azeite, por 3 minutos de cada lado, sem deixar secar a carne e reserve.

Corte ao meio e amacie os pães passando-os no fundo da frigideira ainda quente  usada para fritar a carne. Monte o sanduiche com o pesto de ricota e ervas, um escalope e mais um pouco do pesto  por cima, fechando com o pão. Delicioso com um vinho tinto de corpo médio, como um bom merlot ou carmenére.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s