Escalope de filet ao molho de whisky

Sim, o seu whiskinho preferido também vai pra panela, e resulta num molho cremoso e com nuances de madeira tostada e malte, que combina perfeitamente com a carne bovina…e com um vinho tinto encorpado e igualmente amadeirado.

Ingredientes: (receita para 4 pessoas)

600 g ou 4 escalopes* de filet mignon – sal e pimenta do reino à gosto – ¼ de cebola branca picada – 2 colheres de sopa de whisky de boa qualidade – 1/2 xícara de creme de leite fresco – 1 xícara de champignons fatiados – azeite para fritar

*Escalopes são bifes finos e redondos de filet. Peça ao seu açougueiro ou corte você mesmo, medalhões do coração (meio) do filet, com cerca de 2 cm de espessura. Coloque-os entre 2 filmes plásticos e amasse suavemente, com um batedor ou rolo, até diminuir sua espessura pela metade.

Preparo:

Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino e doure por 1 minuto de cada lado, numa frigideira bem quente com 1 fio de azeite. Retire a carne e reserve. Abaixe o fogo, e ponha o whisky na frigideira com cuidado (pode flambar, ou seja, inflamar o caldo neste momento), para deglassar* o suco da carne que ficou no fundo, usando uma colher de pau ou espátula de silicone.Acrescente as cebolas e mexa bem, depois o champignon, o creme de leite e deixe ferver por 1 minuto apenas. Retire do fogo e sirva com a carne. Acompanhe com batatas sauté ou coradas com ervas finas.

Dica de harmonização de vinhos: Um tinto da uva Cabernet Sauvignon, com algum estágio em madeira, vai combinar bem com o whisky, também amdeirado. Experimente um Castillo de Molina Reserva Cabernet Sauvignon 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s