Coq Au Vin (Frango ao Vinho)

Este é um super clássico da cozinha mais clássica do mundo, a francesa. Um prato aromático, suculento e que harmoniza deliciosamente com vinho, é claro.

 Receita para 4 pessoas

Ingredientes para a vinha d’alhos*: – 4 sobrecoxas de frango – 1 cebola média cortada em rodelas finas – 1 cenoura média ralada – 3 dentes de alho cortados em pedaços grandes – Pimenta do reino à gosto – 400 ml de vinho tinto de boa procedência, seco.

* Vinha D”Alhos: mistura de vinho (tinto ou branco) e temperos, usadas para marinar, ou deixar em imersão por longos períodos, carnes variadas.

Preparo: Ponha na panela a cebola, o alho, a cenoura, a pimenta e o vinho e deixe ferver por 5 minutos. Peneire para separar os resíduos sólidos que devem ser reservados para usar no cozimento. Espere esfriar e deixe as sobrecoxas de molho no líquido por no mínimo 12 horas, em uma vasilha tampada, na geladeira.

Reserve os vegetais, não os descarte. Depois de 12 horas de molho, retire as coxas do molho e seque-as uma a uma com papel toalha. Reserve as coxas e a vinha-d´alhos.

Ingredientes para  o cozimento:
Coxas de frango já marinadas – 50 g de bacon – 20 g de manteiga – 20 ml de óleo – folhas de louro – 2 ramos de alecrim – 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo – líquido da Vinha d´alhos – Vegetais da vinha-d´alhos.

Preparo:
Junte o óleo e a manteiga numa panela grande, espere derreter e frite o bacon, que deve ser reservado. Na gordura que ficou na panela, doure bem as coxas de frango por inteiro, depois reserve-as. Despreze a metade da gordura e junte os vegetais da vinha-d´alhos, deglassando o fundo, como na receita anterior. Adicione uma colher de sopa rasa de farinha de trigo, mexendo sempre. Em seguida, a vinha-d`alhos. Adicione 500 ml de água com caldo de galinha e quando ferver, coloque as sobrecoxas fritas. Ponha o louro e alecrim e 5 minutos após retire. Cozinhe por cerca de 40 minutos ou até reduzir o molho para uma consistência de leve cremosidade. Acompanha arroz branco e/ou batatas sauté ou coradas, ou ainda purê.

Toque especial: Ponha por cima do prato pouco antes de servir, fatias de amêndoas levemente torradas em forno brando por 3 minutos.

Dicas de harmonização de vinhos: Um tinto de corpo médio das uvas Merlot ou Pinot Noir, como um JP Chenet ou Aymery respectivamente, ambos franceses de excelente valor-benefício.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s