Poulet Marengo

(Frango à Marengo)

Ingredientes para 4 a 6 pessoas

4 colheres de sopa de manteiga – 50 gramas de cebola roxa picada – 1 quilo de sobrecoxas de frango – 200 ml de conhaque de boa qualidade – 200 gramas de champignons – 50 gramas de  bacon fatiado – 200 ml de caldo de galinha – salsa, tomilho e louro – 8 tomates italianos bem maduros ou tomates pelados em lata – sal e pimenta do reino – 6 camarões grandes fritos em azeite e 2 ovos para finalizar.

Dicas: De lá pra cá, é claro, a receita foi sendo aprimorada. Uma boa dica é usar um pouco de manteiga para dourar o frango e o bacon, cebola roxa picadinha e caldo de galinha, deixando o conhaque para por no molho já em redução, nos últimos 10 minutos. Um bom raminho de tomilho, salsa e louro também irão dar um toque especial no cozimento.

Ah… use na receita um Napoleon, classificação para os brandys e cognacs franceses com pelo menos 4 anos de envelhecimento em barris de madeira. O brandy é um destilado de uvas semelhante ao cognac ou armagnac, mas produzido fora desta regiões da França. Só pra ficar mais “didática” a aula de gastronomia histórica aos convidados. Além, é claro, de você poder degustar uma boa dose da bebida após o jantar. E como dizem os bleus: Bon Apetit!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s