Risoto de 4 cogumelos “à La Tiniu”
Cogumelos frescos: Paris, Shitake e Shimegi, 100 gr de cada. Cogumelo Desidratado: Funchi Secchi, 10 pedaços. Cebola picadinha: 7 colheres. Manteiga: 4 colheres. Arroz Italiano para Risotto (Arborio ou Carnaroli): 400 gramas. Vinho branco seco: 1 Xícara. Caldo de Galinha (natural): 2 a 3 litros. Parmesão ralado: 5 colheres. Azeite: 8 colheres.
PREPARO:
1 – Colocar o Funghi Secchi de molho em duas xícaras de água morna. 2 – Picar os cogumelos frescos em pedaços (não lavar) usar um pano úmido ou papel. 3 – Refogar os cogumelos frescos em 4 colheres de azeite, uma pitada de sal e pimenta do reino (somente um cheiro) até que fiquem molinhos, adicionar os cogumelos hidratados mexer por mais 2 minutos (provar e reservar). 4 – Refogar as cebolas no azeite restante ate ficarem muchas, juntar o arroz e refogar por alguns minutos. 5 – Adicionar o vinho branco e deixar evaporar o álcool. 6 – Juntar aos poucos o caldo de galinha quase em ponto de fervura, mexendo sempre (à medida que o arroz for secando adicionar mais caldo). Acertar o sal. 7 – Depois de 10 minutos juntar os cogumelos reservados, continuar mexendo e adicionar a água que hidratou o funghi secchi (aos poucos, provando para não ficar forte demais) por mais 7 minutos. 8 – Provar para ver o ponto (a gosto: mais ao dente ou mais cozido). 9 – Acrescentar o queijo ralado, desligar o fogo e acrescentar a manteiga, misturar bem e servir.
Para harmonizar, minha sugestão é um tinto Pinot Noir Californiano ou Africano (Ex: Dukesfield ou Wild Horse), ou ainda um bom Merlot brasileiro (Miolo Terroir 2005 ou Pizzato Reserva, por exemplo).

CARLOS “TINIU”, VISITANDO UMA ADEGA DOS FAMOSOS BAROLOS (“O Rei dos Vinhos e o Vinho dos Reis”), EM ALBA, ITÁLIA.