Sim, particularmente com brancos secos, leves e jovens e principalmente com espumantes brut. A acidez destes vinhos irá equilibrar muito bem, inclusive com sushis e sashimis. O molho shoyo, sempre presente na maioria dos pratos, não harmoniza com os taninos dos tintos, resultando numa combinação muito adstringente e salgada. Com os pratos quentes, um rosé vai muito bem. Detalhe importantíssimo: em todos os casos citados, não exagere no shoyo e deixe definitivamente de lado o wasabi (raiz forte) e pimentas. Aí não tem vinho que agüente.
Já existem hoje no mercado, vinhos elaborados especialmente para harmonizar com a gastronomia oriental. E vinho brasileiro, inclusive, como o Sushi Vin, da Serra Gaúcha, feito com Chardonnay, Malvasia Bianca e Moscato. Leve, refrescante e aromático, foi desenvolvido por uma equipe de agrônomos, enólogos e sommeliers, em busca do equilíbrio com a comida japonesa.
Grande Paulo, seu texto foi elucidativo e de grande ajuda. Já tenho as respostas que eu procurava. Se souber onde posso conseguir o Sushi Vin, por favor me avise. Alias podemos fazer assim, voce traz o Sushi Vin e o resto deixa comigo. É só marcar. Abraços.