E por falar em comida japonesa, combina com vinho?

Sim, particularmente com brancos secos, leves e jovens e principalmente com espumantes brut. A acidez destes vinhos irá equilibrar muito bem, inclusive com sushis e sashimis. O molho shoyo, sempre presente na maioria dos pratos, não harmoniza com os taninos dos tintos, resultando numa combinação muito adstringente e salgada. Com os pratos quentes, um rosé vai muito bem. Detalhe importantíssimo: em todos os casos citados, não exagere no shoyo e deixe definitivamente de lado o wasabi (raiz forte) e pimentas. Aí não tem vinho que agüente.

Já existem hoje no mercado, vinhos elaborados especialmente para harmonizar com a gastronomia oriental. E vinho brasileiro, inclusive, como o Sushi Vin, da Serra Gaúcha, feito com Chardonnay, Malvasia Bianca e Moscato. Leve, refrescante e aromático, foi desenvolvido por uma equipe de agrônomos, enólogos e sommeliers, em busca do equilíbrio com a comida japonesa.

Yakisoba de frutos do mar e vinho rosé: belo par.

Uma resposta em “E por falar em comida japonesa, combina com vinho?

  1. Grande Paulo, seu texto foi elucidativo e de grande ajuda. Já tenho as respostas que eu procurava. Se souber onde posso conseguir o Sushi Vin, por favor me avise. Alias podemos fazer assim, voce traz o Sushi Vin e o resto deixa comigo. É só marcar. Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s