Hors Concours

Até a Presidenta Dilma, aqui exibindo a famosa Havana, parece confirmar-se como legítima sucessora de Lula, no gosto pela mais brasileira das bebidas.

O amigo Professor Antenor Nogueira da Faced me envia o 3º Ranking Playboy de Cachaças, que já se tornou uma referência nacional desde a sua primeira edição, em 2003, quando apresentou ao Brasil a hoje famosa “Havana”, patrimônio cultural e imaterial de Salinas, MG. Os 22 jurados, entre eles o chef Sérgio Arno, o apresentador do CQC Marcelo Tas e o Cachacier Leandro Batista, elegeram, pela segunda vez, a própria, mas com o nome de “Anísio Santiago”. E a família do patriarca fundador, também comemora, depois de disputas internacionais com a marca homônima dos runs cubanos, o julgamento favorável da 8ª vara de Belo Horizonte sobre o registro definitivo da marca, mas ainda passível de recurso. Detalhe: devem continuar convivendo no mercado os 2 rótulos, mas a Havana, que ganhou ainda mais notoriedade com o vai-e-vem da marca na justiça, custa bem mais caro,(até 1.500,00 a garrafa!)  embora, segundo Roberto Santiago, filho de Anísio, o líquido seja exatamente o mesmo, envelhecido por até 10 anos em dornas de carvalho…

Nova versão

Descoberto um novo registro sobre o nascimento do “macarrão”.  Em seu livro Il diletto di chi è appassionato per le peregrinazioni attraverso Il mondo, do longínquo ano de 1154, o geógrafo árabe Al-Idrisi escreve: …”em Trabia (próximo de Palermo),   se fabrica uma grande quantidade de itryab (em árabe: pão cortado em listras finas), que se exporta para todas as partes, em países muçulmanos e cristãos, por via marítima”. E agora chineses, Marco Polo & cia?

Por falar em massas…

Deu fome. Que tal um macarrão delicioso e rapidíssimo? Este eu improvisei noutro dia e aprovei:

 Farfalle Bravíssimo (per due persone)

Cozinhe em água fervente 300 g de farfalle (aquele macarrão em forma de gravatinha) por cerca de 8 minutos, al dente, com uma pitada de sal.

Em outra panela, doure no azeite, meia cebola pequena e 1 dente de alho bem picadinhos. Acrescente 3 generosas colheres de sopa de creme chease ou creme de ricota (melhor), vá diluindo a mistura aos poucos com um pouquinho de leite e água quente com 1 tablete derretido de caldo de galinha. Mexa até ficar cremoso, em fogo baixo, e ponha pitadas de noz moscada e pimenta do reino a gosto. Enfeite com tomatinhos cereja sobre a massa, despeje por cima o creme ainda quentinho e finalize com parmesão fresco ralado grosso e folhinhas de manjericão. É o tempo de você dizer “Mangia Che te fa bene!”

Dica de harmonização: Trivento Sirah Reserva 2005 (Mendoza, Argentina), Anarkos Rosso Del Salento 2006 (Púglia, Itália)

Casamento e cardápio perfeitos

Os anfitriões Adriano Nunes e Bruna Mercadante brindam com Paulo Bocca e Fabiana Amorim.

Foi no badalado restaurante La Victoria, de BH, a festa de casamento de Adriano Nunes da Neo Joalheiros e Bruna Mercadante. No cardápio, entre acepipes, pratos principais, “pequenos pratos volantes” e sobremesas, nada menos do que 18 preciosidades, desde Tulipas Caramelizadas de Maçã com Gorgonzola, Aipo e Nozes, passando por Tartines de Queijo Brie e Presunto Parma, passando por Filets de Linguado ao Molho de Champagne e Caviar com Purê de Batata Baroa, até aos Cornettos Crocantes ao Creme de Mascarpone. Tudo escoltado por um Prosecco Iris Grand Cuvée Gold da região do Veneto/Itália ou o tinto italiano da mesma região, um Montepulciano  d’Abruzzo, entre outros drinks. Parabéns e felicidades aos noivos!

A Hostess Daniele Galuppo convida

Sexta dia 05 de agosto, no Bistrô Boulevard Benetton, estarão no cardápio do dia, as duas cozinhas européias mais amadas do Brasil, no Cocotte de Parma Italiano e a seguir no Bacalhau a Gomes de Sá. Reservas: 3214-0052.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s